A aveia contém uma proteína chamada de avenina. Essa proteína é parecida com a glutenina (proteína do trigo). Por este motivo, o consumo de aveia pode ou não ser prejudicial para os celíacos.
Pesquisas mostram que adultos com doença celíaca podem consumir quantidades moderadas de aveia sem nenhum efeito imunológico (JANATUINEN et al., 2000; PICARELLI et al., 2001). Porém, segundo KUMAR (1988) e SILVA (1996), o consumo de uma pequena quantidade de glúten, em longo prazo, pode promover a volta dos sintomas.
E ainda há outro fator importante para ser comentado. Devemos ter cuidado com aveias tradicionais, pois na maioria das vezes, elas serão processadas nos mesmos equipamentos que processam alimentos com glúten (THOMPSON, 2003). VIEIRA (2001), com isso, serão contaminadas com as partículas proteicas dos outros grãos. No mercado, podemos encontrar algumas marcas de aveias sem glúten. A Estar Bem distribuidora, trabalha com a da marca Áster @asteralimentos, que possui dois tipos sem glúten: Flocos finos e Farelo.
Saiba mais sobre os produtos Áster clicando aqui.
Leia mais sobre glúten em nosso blog clicando aqui.
Ana Paula Ramos, Nutricionista (CRN-6 19922)