O mercado de produtos saudáveis no Brasil

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Há duas décadas, por volta dos anos 80, o consumo de adoçantes dietéticos no Brasil limitava-se a portadores de diabetes, que necessitam restringir o consumo de açúcar e eram vendidos com prescrição médica. Hoje já encontramos facilmente em supermercados e lojas de produtos saudáveis, isso se deve à preocupação com a saúde e com o impacto negativo que uma dieta rica em açúcar tem sobre a qualidade de vida. Qual o impacto do mercado de produtos saudáveis no Brasil? 

Nos últimos cinco anos o mercado de adoçantes no nosso país triplicou. 

Uma opta por ter uma alimentação saudável por vários motivos, desde a incidência de patologias, pela estética ou até mesmo influência de outras pessoas. 

Segundo Kotler (2001) os consumidores são influenciados por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, e os culturais são os que exercem maior influência sobre eles. 

Hoje, o mercado de produtos saudáveis, vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano (Brasil Food Trends 2020). Em 2016, o gasto com produtos saudáveis segundo a Nielsen, era de 22% no Brasil. Para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. E 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes. 

Esses dados deixam claro que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, e que possuem mais informações. Sabe-se que uma alimentação saudável ajuda a prevenir problemas de saúde, entre eles algumas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e até mesmo câncer. (OPAS, 2019). Para se ter uma ideia a OPAS informa que diabetes causa em torno de 5% de todas as mortes globais e devem aumentar em mais de 50% nos próximos 10 anos se medidas urgentes não forem tomadas. 

O consumo de alimentos saudáveis também contribui para a redução de peso, sendo produtos mais integrais e com melhor nível nutricional. Segundo estudo da Nielsen sobre Saúde e Bem-Estar e 51% dos entrevistados consideram que estão acima do peso e 70% dos mesmos estão realizando algum tipo de dieta ou exercício físico para diminuí-lo. 

Por esses motivos, se torna de extrema importância informarmos a população sobre os benefícios e formas de prevenção de doenças crônicas, além de fornecer a eles, alimentos de fácil acesso, boa composição e, muitas vezes, baixo custo.   

Fontes: 
https://www.nielsen.com/br/pt/press-releases/2016/6-tendencias-de-varejo-na-america-latina/ 

https://alimentosprocessados.com.br/arquivos/Consumo-tendencias-e-inovacoes/Brasil-Food-Trends-2020.pdf

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